sexta-feira, 24 de julho de 2009

Quebra-cabeças #1

Ora bem vamos la ver se alguem adivinha isto aqui....



Três monges quiseram descobrir quem era o mais inteligente entre eles. Pediram ao mestre para lhes fazer um teste.

Então o velho sábio disse:

"Vou vendar-vos e pintar uma pinta laranja ou verde na testa de cada um. Quando tirar as vendas, se virem pelo menos uma pinta laranja, levantem a mão. Aquele que adivinhar a cor da pinta que tem na própria testa, vence."

Dito e feito. Após o mestre ter pintado e tirado a venda, os três homens ergueram as mãos e sentaram-se em silêncio a pensar. Finalmente um deles disse: "Eu sei qual é a cor que tenho."

Qual é a sua cor e como é que ele descobriu?

5 comentários:

Pintas disse...

Ora então, se todos os monges ergueram as mãos é porque cada um deles via 2 pintas laranja, logo, todos tinham pinta laranja na testa!

GuilhRod disse...

Ele tem pinta laranja ou verde, consoante o número de pintas laranja que veja. Caso tivessem todos laranja, todos teriam levantado a mão, no entanto há outra possibilidade que faz com que todos levantassem a mão: dois têm laranja e apenas um tem verde.

Assim, se ele vir duas laranja é porque tem pinta verde na testa, se vir uma laranja e outra verde é porque tem pinta laranja na testa.

Simples não?

Acertei?

o mestre disse...

se ele vir duas laranja pode ter pinta laranja na mesma

formatted error free disse...

por outro lado, Portugal vai ter uma linha de crédito de 100 milhões de euros para apoiar o sector do turismo e fazer face à crise económica e financeira mundial, anunciou hoje, em Faro, o ministro da Economia, Teixeira dos Santos. já para não falar das norte-americanas Ariana Kukors e Rebecca Soni e a russa Anastasia Zueva bateram hoje mais três recordes mundiais nas provas dos Campeonato do Mundo de natação, que decorrem em Roma e que o bispo auxiliar de Lisboa comentava à Agência Lusa o acordo alcançado terça-feira passada entre a Igreja Católica em Portugal e o Governo nos dossiers da assistência religiosa nos hospitais, prisões e forças armadas e de segurança, matéria da Concordata de 2004 que ainda estava por regulamentar.

e assim nem sei o que pensar

Anónimo disse...

A pinta do monge era mangenta, fuccia ou ciano. Acertei?